Aprendizado por Computador

Conheça as ementas dos GTs

Baixe também o modelo do resumo e submeta seu trabalho!

Prazo para submissões: 14 de fevereiro de 2021

GT1: Mídia, Políticas e Comunicação para a Cidadania

Compreende pesquisas que abordam a crescente mediação e midiatização das narrativas e disputas simbólicas e políticas, com ênfase na presença cotidiana das redes sociotécnicas e na comunicação para a cidadania. Parte de atuações, mobilizações, articulações e ativismos contra-hegemônicos ou não-hegemônicos, buscando identificar sujeitos sociais organizados em grupos, organizações e movimentos sociais. Compreende também pesquisas sobre ações coletivas diversas pela perspectiva da educação crítica e reflexiva em seus modos de fazer e lidar com processos midiáticos hegemônicos e com a apropriação das TICs, através da realização de iniciativas de comunicação comunitária, popular e alternativa.

GT2: Competência Crítica em Comunicação e Informação

Compreende pesquisas sobre teoria crítica da informação, competência crítica em informação, alfabetização midiática e informacional e outros tipos de letramento (media literacy, digital literacy, data literacy etc.), com especial interesse em análises reflexivas e/ou revisionistas das convenções e normas institucionais da chamada competência em informação (information literacy), visando o aprofundamento teórico das perspectivas de avaliação crítica e uso ético da informação e o compromisso prático de engajamento na luta contra as estruturas de poder que sustentam a produção e a disseminação dominante da informação, criando obstáculos à autonomia informacional e à emancipação social.

GT3: Educação Crítica para as Mídias, múltiplas linguagens

Compreende pesquisas sobre o letramento midiático e o papel dos agentes formadores no processo de midiatização social, entendido como um processo discursivo em múltiplas linguagens, e os debates articulados pela intersecção destas linguagens e das práticas midiáticas com a Educação formal e informal, com foco nas questões de linguagem, comunicação, ludicidade, interação e construção de sentidos que perpassam os contextos de ensino-aprendizagem, com foco na Educação Crítica para as Mídias. Compreende também a relação da Comunicação, do Design e da Educação atravessados pelo espectro da cotidianidade, focado na construção de um território de experiências e conhecimentos pautados pela interdisciplinaridade, inclusive os novos paradigmas propostos pelo campo da Educomunicação e Mídia Educação.

 GT4: Mídia, representação e discursos narrativos

Compreende pesquisas que se articulem entre as difusas práticas sociais com as múltiplas representações advindas de diferentes linguagens midiáticas. Os trabalhos, originários de pesquisas empíricas ou teóricas, deverão oferecer reflexões que tensionem os processos discursivos contemporâneos, gerados em diferentes suportes no âmbito das dinâmicas sociais do cotidiano. Cabem, portanto, abordagens que contemplem as potencialidades e constrangimentos das narrativas midiáticas em sua relação com a produção de sentido, a construção identitária, as práticas de consumo, o estabelecimento de sociabilidades, a visibilidade de atores sociais, as abordagens estéticas, a constituição da memória social, a emergência de tipos subjetivos, a cultura contemporânea e as possibilidades de enquadramento teórico-metodológico.